–
–
–
–
–
–
–
–
–
OUTRA ADVERTÊNCIA E CONDENAÇÃO – A SOCIEDADE DO SORRISO A TOA
Procurem fotos das pessoas e grupos antes de 1954, onde se exiba ostensivamente o sorriso largo e fácil. Perda de tempo rarissimamente vão encontrar. As pessoas tiravam as fotos com suas caras normais, quase sempre neutras, sem obrigação de forçar alegria ou tristeza.
–
Em 1954 começava nos EUA, um movimento de marketing & promoção destinado a fomentar o consumo das pessoas considerado prudente e comedido. Ele se baseava em três ferramentas de manipulação da consciência pelo insuflar do ego, a saber: a) descontração e sorriso fácil para ostentar uma felicidade aparente, b) ruptura com as estruturas sociais que controlavam hábitos e condutas, c) ênfase na busca de ideais fora do alcance via estímulos aos sonhos mais simbólicos que vivam nos porões da mente.
Assunto extenso, vou me concentrar hoje apenas no “Sorriso à Toa”.
–
Naquela altura, nos EUA, especialistas em manipulação da consciência haviam descoberto que a expressão facial sorridente (e mais adiante enriquecida com movimentos de corpo e os tais jingles) abria portas de comunicação à alma humana outrora insuspeitadas, e através delas se vendia qualquer porcaria ao consumidor. Nascia o hiperconsumismo gerando uma saciedade continuada e compulsiva de felicidade terrena volátil, via consumo, a ser renovada sem parar.
–
–
Hoje para se vender produtos e serviços, todas as agências de publicidade usam o sorriso fácil, o movimento corporal ondulante, e símbolos de sonho para seduzir. Assim, carros, motos, bebidas, serviços diversos, etc. abusam disso.
–
–
–
Em breve vai chegar ao papel higiênico, supositório, pois já chegou ao preservativo e ao protetor feminino. Ao final até para a campa no cemitério vão fazer festa no anuncio, falta pouco. Reparem que o ato de vender hoje nada tem a ver com a qualidade e a característica do produto e serviço. Se trata de uma alienação em prol de uma falsa satisfação.
–
—
–
É preciso se pôr as pessoas sorrindo e rebolando ou evidenciando nelas algum sinal de prosperidade para se vender. Tudo completamente afastado de Deus pois rejeitam a prudência, a sabedoria e o comedimento.
–
–
–
UMA MALDIÇÃO PAGÃ QUE PASSA DESAPERCEBIDA. REAJA SEM PEJO CONTRA O SORRISO FACIL, E O CRITQUE.
–
—
ELE EXISTE SÓ PARA AS HORAS CERTAS. REJEITAR NA MARRA FORÇADA O CATIVEIRO EXISTENCIAL IMPONDO O SORRISO NUM PLANETA DE SOFRIMENTO É REAGIR CONTRA OS DESÍGNIOS DIVINOS. NINGUÉM APRENDE NADA NO LAZER E DESCONTRAÇÃO. TODOS PRECISAMOS MUITO DE MOMENTOS INTERIORES DE REFLEXÃO, COMEDIMENTO E ACEITAÇÃO DAS NOSSAS CRUZES.
–
–
–
–
–
–