Um exemplo de “Coronel”: o Rei do Gado e fundador de Andradina-SP

música do Antoninho Andrade candidato a prefeito em 1968 em Andradina. Antoninho e Paizinho:

ANTÔNIO JOAQUIM DE MOURA ANDRADE

É SENSACIONAL.

http://www.youtube.com/watch?v=m02bYsoJqfg

 

http://www.youtube.com/watch?v=KI6lw3a3KoQ

 

 

na foto abaixo: O grande Interventor e depois Governador de São Paulo Adhemar Pereira de Barros em visita à Andradina em 1939.

fotoandradinagovernador.jpg

Fundador de Andradina-SP e de Nova Andradina-MS,  seus parentes fundaram Águas de São Pedro-SP,  para quem não sabe, na sua época, o Rei do Café era Geremia Lunardelli.

Deus tenha piedade dos historiadores que falam mal dos “coronéis” de antigamente.

“””””””A fundação de Andradina foi idealizada, em 1932 pelo fazendeiro Antônio Joaquim de Moura Andrade, maior criador de gado do Brasil que tinha a apelido de Rei do Gado.

Moura Andrade conseguiu que se construisse um novo ramal ferroviário, a Variante, interligando as estações de Araçatuba e Três Lagoas da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.

O traçado antigo da NOB, Ramal Araçatuba – Lussanvira (a atual Pereira Barreto), por ter sido construído muito próximo ao rio Tietê, estava muito sujeito à malária.

A Variante passaria na Fazenda Guanabara, propriedade do Rei do Gado, seguindo em direção ao Mato Grosso do Sul.

Seu desejo pela urbanização era tanto que ele, Antônio de Moura Andrade, encomendou ao engenheiro Benelow & Benelow, a elaboração de um projeto para a urbanização da futura povoação.

Devidamente planejada, o povoado surgiu em 11 de julho de 1937, em terras da Fazenda Guanabara de propriedade de Moura Andrade. Nesta data chegou o primeiro trem de ferro da Estrada de Ferro NOB à nova povoação.

Moura Andrade, loteou em pequenos sítios, parte da Fazenda Guanabara, para os pioneiros recém-chegados. Instalou luz elétrica movida a motor diesel. Quase todos os comércios da nova povoação pertencia a ele no início, inclusive um Banco. Atraiu, muitos comerciantes para a nova povoação vendendo a preços baixos, os lotes urbanos.

Com bom marketing, Moura Andrade atraiu muitos compradores para os sítios. Exemplo deste marketing, foi se colocar quatro enormes toras de madeira em frente a estação de trem da NOB, junto as quais, colocou um grande cartaz com a seguinte frase:

“Esta é a prova da fertilidade das terras de Andradina”.

Em homenagem a seu criador, a povoação passou a ser conhecida, desde então, como a:

Terra do Rei do Gado” .

Cinco meses após ter formado o povoado, Andradina foi elevada a Distrito, pela Lei Estadual nº 3.126 de 10 de novembro de 1937.

O distrito foi elevado à condição de município em 30 de dezembro de 1938 pelo interventor federal no estado de São Paulo, Ademar de Barros, através do Decreto-Lei estadual nº 9.775.

A sede da prefeitura foi instalada no Grupo Escolar Dr. Álvaro Guião.  O Dr. Álvaro era secretário da Educação de Adhemar de Barros.

A posse do primeiro prefeito, Evandro Brembati Calvoso, ocorreu em 10 de janeiro de 1939.

A poetiza Cora Coralina viveu em Andradina, naqueles tempos, quando escreveu o célebre “Poema ao Milho”.

Posteriormente, Andradina perdeu parte de seu território para a formação dos novos municípios de Castilho e de Nova Independência.”””””””””

Tags:

26 Respostas to “Um exemplo de “Coronel”: o Rei do Gado e fundador de Andradina-SP”

  1. Almindo Rodrigues de Souza Says:

    André Davi Martins, por acaso seu avô era meu tio Egídio, casado com a minha tia Cida? em um livro que conta a historia de Andradina tem uma foto dele na Fazenda Guanabara com um companheiro e 2 onças caçadas por eles.

  2. Adeilton Says:

    Nova Andradina ,e uma excelente cidade. Seu fundador moura Andrade.ruas com os seus nome.trouxe o progresso p/ a região.abrindo imensad fazendas.. Nunca sera esquecido. Deixou sua fama de rei do gado.parabéns!!!
    ( -Nova Andradina .tinha que fazer uma estátua dele,igual a de Andradina SP.

  3. Adeilton Says:

    O eterno rei do gado.nunca será esquecido. Morreu ,mas deixou sua fama.

  4. Luciano dos santos junior Says:

    Minha terra querida ANDRADINA-SP

    Que orgulho tenho em dizer, que sou um Andradinense.
    Uma terra maravilhosa, fundada pelo Sr Antônio Joaquim de Moura Andrade,
    o Rei do Gado.
    Meu nascimento foi em 07/07/1984 e conheço toda a história do Rei do Gado , e por onde passo, por este imenso Brasil muitos me perguntam à história de Andradina a terra do Rei do Gado…
    E hoje vendo a novela O Rei de Gado, me bate uma imensa saudades da minha pátria querida a Cidade de Andradina-SP a terra do rei do Gado.

  5. raphael Says:

    Meu mano jorge nasceu aí e diz muito bem de sua cidade

  6. cássio Says:

    é verdade o que diz a musica cantada por tião carreiro e pardinho em relação ao sr. andrade? a música é apenas uma história inventada ou foi a narração de um fato ocorrido verdadeiramente?

  7. Altemar tavares vilella Says:

    Adoro Andradina morei lá tenho muita vontade de voltar,para Andradina espero,que a cidade esta mais linda quando eu sai.Andradina cidade querida amo esta cidade……!

  8. João Vanderley Lima Says:

    Meu pai era sub-gerênte do leite Vigor, tenho saudades do auditório da Rádio Andradina, faltava a missa prá ver nossos violeiros aos domingos, tempo bom !!!

  9. santihaiti Says:

    Muito bem, que honra ter o Sr Morandrade como patrono de minha cidade natal, mas uma pena ele não poder ver a má administração desta cidade, os imensos e numerosos buracos que ploriferam por toda cidade, as praças publicas mal cuidadas, eu nasci em andradina em 1973 hoje tenho vergonha de apresentar esta cidade aos meus filhos moro em Hortolandia sp quando vou passear, passo direto e vou aos ranchos as margens do Rio Parana, e “querendo” comparar olha Castilho, Parabéns que cidade linda e limpa, para encerar espero que a administração tome conhecimento que todos os Andradinense que encontro tem a mesma opinião, gostaria muito de um dia apresentar aos meus filhos a Andradina que conheci ha 25 anos atrás, abraço a todos Andradinenses e vamos cobrar.
    SANTIAGO.

  10. michelle andrade Says:

    ai gente…vozinho trabalhou na fazenda do seu Mura Andrade, é engraçado que muitas pessoas confundiam meu avô com o Rei do Gado pois se chamava Joaquim Andrade, não era conhecido mas tb foi uns dos pioneiros de Andradina, eu gostaria de saber sobre o passado de meu avô, queria saber sobre o Paizinho tb…

  11. Denisia Barbosa Says:

    nossa gostei muito de conhecer melhor .

  12. Por um Brasil sem PT! Says:

    Onde o doutor Auro foi enterrado? muito obrigado. gostaria que informasse de mais gente antiga.

  13. andre davi martins Says:

    Sou andradinense de coraçao. Tenho enorme orgulho em dizer que Andradina foi fundada por um dos maiores homens que o pais teve a honra de ter. Seu filho, Auro Soares de Moura Andrade, foi senador entre 1961 e 1968. Ao receber a carta-renuncia de Janio Quadros, presidiu o Pais por tres dias. Podemos afirmar, portanto, que um Andradinense ja ocupou o cargo de Presidente do Brasil.
    Moura Andrade era baixo, bebia pinga. Era um extraordinario comerciante e tinha o raro dom de guardar rostos e nomes.
    Meu avo, Egidio Martins, era seu funcionario. Teve e incumbencia de transportar em carro de boi, os tijolos utilizados para a construção da estação ferroviaria. Meu avo foi tambem a segunda pessoa a se casar no entao novissimo Cartorio do Registro Civil de Andradina. Viva a historia!

  14. sheik Says:

    então venha conhecer outra cidade que o rei do gado fundou , aqui no mato grosso do sul , a cidade irmã de Andradina , Nova Andradina……

  15. Paulo Says:

    Sou um admirador desse tipo de pessoa!

  16. Elias simao rosa Says:

    Gostei muito de vizitar essa cidade parabens andradina cidade de jente trabalhadora

  17. Fernando Says:

    E engracado, meu padrinho de batismo ele era um peao quando chegou a cidade de Andradina era um rapaz de uns 18 anos e teve o prazer de trabalhar para Moura Andrede “O Rei do Gado” disse que nunca viu tanto gado…hj esta velinho e tem uma pequena propiedade em Mato Grosso….

  18. betao Says:

    eu nasci em castilho mas sempre morei e vou morar em andradina

  19. homemculto Says:

    vou postar em breve fotos do toninho andrade

  20. Gabriel mix Says:

    Tenho Orgulho de nascer em nova andradina

  21. homemculto Says:

    vc conheceu o seu mário siilva? ele tem muitas fotos de formatura do pessoal do mouran.

  22. Nilson Carlos Says:

    Tenho orgulho de ter nascido nesta Cidade! Terra de gente honesta e trabalhadora. Viví toda minha infancia nela e trago porisso lindas recordações! Iniciei meus estudos em 1.961, fazendo o primário ( na época…) e por motivos que desconheço, comecei o primeiro ano matriculado no Grupo Escolar que estava localizado nas dependências do antigo Frigorifico Mouran
    e… que saudades de meus amigos e de minha 1ª Professora ” Dona Cida!!!
    Mas, sempre que posso, visito meu ” torrão “.

  23. APARECIDO Says:

    morei nesta cidade nos anos48/50 eu tnha de3 p/ 4 anos de idade depois meus pais mudaram nuca mais voltei em andradina que saudades desta terra maravilhosa

  24. SABRINA RENATA DE ALMEIDA SOUSA Says:

    tenho orgulho de nascido e criado na terra do rei do gado sou apaixonada por esta cidade magicas de coplicaçoes mais no fudo tudo da certo.

  25. homemculto Says:

    O rei do café era geremia lunardelli

  26. guilherme Says:

    a muito legal eu pensava que o Rei do gado fosse apenas um personagem inventado pelos cantores tonico e tinoco

Comentários encerrados.


%d blogueiros gostam disto: