Há 59 anos: Suicidou-se o Presidente Getúlio Vargas!

cartazrev.jpg

=

agendagetc3baliovargas1

Na madrugada de 5 de agosto de 1954, um atentado a tiros de revólver, em frente ao edifício onde residia Carlos Lacerda, em Copacabana, no Rio de Janeiro, mata o major Rubens Florentino Vaz, da Força Aérea Brasileira (FAB), e fere, no pé, Carlos Lacerda, jornalista e ex-deputado federal da UDN, que fazia forte oposição a Getúlio.

O atentado foi atribuído a Alcino João Nascimento e o auxiliar Climério Euribes de Almeida, membros da guarda pessoal de Getúlio, chamada pelo povo de “Guarda Negra“. Esta guarda fora criada para a segurança de Getúlio, em maio de 1938, logo após um ataque de partidários do integralismo ao Palácio do Catete.

Ao tomar conhecimento do atentado contra Carlos Lacerda na rua Tonelero, Getúlio disse:

Carlos Lacerda levou um tiro no pé. Eu levei dois tiros nas costas!

Getúlio Vargas

 

A crise política que se instalou foi muito grave porque, além da importância de Carlos Lacerda, a FAB, a qual o Major Vaz pertencia, tinha como grande herói o Brigadeiro Eduardo Gomes, da UDN, que Getúlio derrotara nas eleições de 1950. A FAB criou uma investigação paralela do crime que recebeu a alcunha de “República do Galeão”.

No dia 8 de agosto, foi extinta a Guarda Negra.

Os jornais e as rádios davam em manchetes, todos os dias, a perseguição aos suspeitos. Alcino foi capturado no dia 13 de agosto. Climério foi finalmente capturado, no dia 17 de agosto, pelo coronel da Aeronáutica Délio Jardim de Matos que, posteriormente, chegaria a ser ministro da Aeronáutica. Na caçada aos suspeitos, chegou-se a utilizar uma novidade para a época, o helicóptero.

Existem várias versões para o crime da rua Tonelero nº 180. Gregório Fortunato, chefe da guarda pessoal do presidente Getúlio Vargas, chamado pelo povo simplesmente de Gregório, foi acusado de ser o mandante do atentado. Porém, o “Jornal do Brasil” entrevistou o pistoleiro Alcino João do Nascimento, aos 82 anos em 2004, o qual garantiu que o primeiro tiro que atingiu o major Rubens Vaz partiu do revólver de Carlos Lacerda. Existe também um depoimento de um morador da rua Tonelero, dado à TV Record, em 24 de agosto de 2004, que garante que Carlos Lacerda não foi ferido a bala.

Gregório confessou ser o mandante do atentado contra o jornalista e político Carlos Lacerda, ferrenho opositor de Getúlio Vargas. Em 1956, os acusados do crime da rua Tonelero foram levados a um primeiro julgamento: Gregório Fortunato foi condenado a 25 anos de prisão como mandante do crime, pena reduzida a vinte anos por Juscelino Kubitschek, pena reduzida a quinze anos por João Goulart.

Gregório foi assassinado em 1962, no Rio de Janeiro, dentro da penitenciária do Complexo Lemos de Brito, pelo também detento Feliciano Emiliano Damas. Os documentos, laudos e exames médicos de Carlos Lacerda, no Hospital Miguel Couto, onde ele foi levado para ser medicado, simplesmente desapareceram.

1954: Com um tiro no coração, Getúlio deixou a vida “para entrar na história”. Na foto, o pijama e pistola usados na madrugada do suicídio e que estão expostos no Museu da República.

A última reunião ministerial, o suicídio e a carta testamento

Por causa do crime da rua Tonelero, Getúlio foi pressionado, pela imprensa e por militares, a renunciar ou, ao menos, licenciar-se da presidência.

Esta crise levou Getúlio Vargas ao suicídio na madrugada de 23 para 24 de agosto de 1954, logo depois de sua última reunião ministerial, na qual fora aconselhado, por ministros, a se licenciar da presidência. Getúlio concordou em se licenciar sob condições, que constavam da nota oficial da presidência da república divulgada naquela madrugada:

“Deliberou o Presidente Getúlio Vargas … entrar em licença, desde que seja mantida a ordem e os poderes constituídos …, em caso contrário, persistirá inabalável no propósito de defender suas prerrogativas constitucionais, com sacrifício, se necessário, de sua própria vida“.

Nota Oficial

 

Getúlio, no final da reunião ministerial, assina um papel, que os ministros não sabiam o que era, nem ousaram perguntar. Sobe as escadas para ir ao seu apartamento. Despede-se do ministro da Justiça Tancredo Neves, dando a ele uma caneta Parker 21 de ouro e diz:

- Para o amigo certo das horas incertas![29]

A data não poderia ser mais emblemática: Getúlio, que se sentia massacrado pela oposição, pela “República do Galeão” e pela imprensa, escolheu a noite de São Bartolomeu para sua morte.

Suicidou-se com um tiro no coração, nos seus aposentos, no Palácio do Catete, naquela madrugada de 24 de agosto de 1954.

Assumiu então a presidência da república, no dia 24 de agosto, o vice-presidente potiguar Café Filho, da oposição a Getúlio, que nomeou uma nova equipe de ministros e deu nova orientação ao governo.

Getúlio deixou uma nota de suicídio, assinada, a sua versão manuscrita, no final da última reunião ministerial, “carta-testamento“, que foi lida, na sua versão datilografada, de maneira emocionada, por João Goulart, no enterro de Getúlio em São Borja.

Esta carta até hoje é alvo de discussões sobre sua autenticidade. Chama muito a atenção, na versão datilografada da carta-testamento, a frase em castelhano: “Se queda desamparado“. Assim, tanto na vida quanto na morte, Getúlio foi motivo de polêmica.

A família de Getúlio recusou-se a aceitar que um avião da FAB transportasse o corpo de Getúlio até o Rio Grande do Sul.

Também fez um discurso emocionado, no enterro de Getúlio, na sua cidade natal São Borja, o amigo e aliado de longa data Osvaldo Aranha que disse:

Nós, os teus amigos, continuaremos, depois da tua morte, mais fiéis do que na vida: nós queremos o que tu sempre quiseste para este País. Queremos a ordem, a paz, o amor para os brasileiros“!

Osvaldo Aranha

Oswaldo Aranha que tantas vezes rompera e se reconciliara com Getúlio, acrescentou:

Quando, há vinte e tantos anos, assumiste o governo deste País, o Brasil era uma terra parada, onde tudo era natural e simples; não conhecia nem o progresso, nem as leis de solidariedade entre as classes, não conhecia as grandes iniciativas, não se conhecia o Brasil. Tu entreabriste para o Brasil a consciência das coisas, a realidade dos problemas, a perspectiva dos nossos destinos“.

Osvaldo Aranha

[31].

No cinqüentenário de sua morte, em 2004, os restos mortais de Getúlio foram trasladados para um monumento no centro de sua cidade natal, São Borja.

 Conseqüências imediatas do suicídio

Há quem diga que o suicídio de Getúlio Vargas adiou um golpe militar que pretendia depô-lo. O pretendido golpe de estado tornou-se, então, desnecessário, pois assumira o poder um político conservador, Café Filho. O golpe militar veio, por fim, em 1964. Golpe de Estado que os partidários chamam de Revolução de 1964, e que foi feito, essencialmente, no lado militar, por ex-tenentes de 1930.

Para outros, o suicídio de Getúlio fez com que passasse da condição de acusado à condição de vítima. Isto teria preservado a popularidade do trabalhismo e do PTB e impedido Café Filho, sucessor de Getúlio, por falta de clima político, de fazer uma investigação profunda sobre as possíveis irregularidades do último governo de Getúlio.

E, por fim, o clima de comoção popular devido à morte de Getúlio, teria facilitado a eleição de Juscelino Kubitschek, (JK) , em 1955, derrotando a UDN, adversária de Getúlio. JK é considerado, por alguns, como um dos “herdeiros políticos” de Getúlio., fonte wikipedia

Tags: , ,

23 Respostas to “Há 59 anos: Suicidou-se o Presidente Getúlio Vargas!”

  1. Amanda Says:

    adora fica sabendo sobre Getúlio Vargas

  2. yasmin Says:

    Porque Getulio Vargas se suicidou?

  3. mikinhah Says:

    como getúlio vargas se cuicidou??

  4. arnaLdo Lukas Says:

    quem participou do golpe de 1964?

  5. thamiris Says:

    pq vargas se suicidou

  6. Fernanda Says:

    Porque ele queria ficar paara a histori aaa a frase q ele deixou ja diz…”Deixo a vida para entrar na história..” [/povoburro] [le…le…iiinãointendiiii]

  7. GABI Says:

    BRIGADA POR ME AJUDAR NESSE TRABALHO

  8. yasmin fontes Says:

    por que ele foi mal

  9. yasmin fontes Says:

    porque ele foi mal?

  10. debora Says:

    eu poderia saber mais agora estou de saida

  11. debora Says:

    desculpime

  12. hiury Says:

    eu encontrei uma resposta mas não posso imprimi porque não tenho tinta na impressora

  13. Mylena Says:

    eu tenho 13 anos sou nono ano eu qeuria saber a verdade sobre o osicidiu de getulio pq naum tem nenhuma acontecimento especiifo do gregorio

  14. ROSELma Says:

    Na verdade a morte de vargas não é esclarecida ,muito menos nos livros de historia,não sabe-se ele realmente se matou ou alguem o matou ,ja que jk foi o herdeiro de vargas ,pripriamente dito,por que não levantar hipoteses?

  15. gisely karllen Says:

    gostei muito da história dele

    foi um pouco triste + legal

  16. Gilson Says:

    Acho que a maior atitude praticada por Getúlio Vargas como presidende do Brasil em tempos de gerra, foi quando este homem tomou consciência com a ajuda dos Estados Unidos das Américas de cortar relações diplomaticas em todos os niveis com a Alemanha do insano e ditador Ritler, pois perceberam que aqui estava se criando um grande monstro pra devorar a nossa nação e tudo modo técnico e silencioso, de fato corremos um perigo muito grande naquela época. Todos sabemos que houve um presidente que assinou anistia para muitos nazistas, permitindo que aqui se infiltrasse, se estabelecesse, trabalhando e morando de forma atá protegida por este govêrno na época, é óbvio que eram simpatizantes declarados, e muitos destes marginais, vivem tranquilos até hoje aqui no Brasil, estão livres por uma lei que os anistia de serem e condenados pelos seus crimes. Acho que cada ser humano tem seu pêso de consciência no tribunal do remorso e das culpas, pois cada um pagara pelos seus erros e atos, julgue a si mesmo e avalie oque tem feito na sua vida tão curta. Todos nascem com uma virtude e um carater para ser edificado durante os anos de vida, e de uma coisa sei que, nenhum destes escaparam da condenção eterna por ter criado uma rebelião de maldades, massacres e dominções que custaram as vidas de pessoas inocêntes, como adultos, jovens, crianças, velhos, mulheres. Descobi que será terrivel o sofrimento destes lideres assassinos que morreram e que ainda insistem estar no poder terreno. ÉR certo que uma hora estes tiranos tombaram, porque são seres humanos limitados e mortais, aguardem o dia destes está se abreviando, não tem escapatória, são loucos, pertubados e dirigidos pelo diabo e seus demônios. Quem disse isto foi “Jesus Cristo” o Rei e Juíz que voltará a esta terra pra renovar e fazer novas todas as coisas. Amém… Um bom dia à todos na verdadeira “Paz” Gilson…

  17. Gilson Says:

    Gostaria de expressar mais uma vêz neste conceituado Blog e escrever aqui que um dos piores atos que um ser humano pode praticar, é contra a sua própria vida, este homem é apenas mais um no mundo que valorizou por demais a sua carreira publica, status de govêrno e fama. quiz ser imortalizado com a sua famosa frase quando se despediu dizendo assim: Deixo a vida pra entrar pra história! Eu te pergunto? Este ato é um exemplo para os nossos filhos? Onde está a honra e o respeito a vida? Não importa oque tenhamos feito no decorrer dos anos profissionalmente com determinação e esmero, se no final colocamos tudo a perder desta maneira, todos sabem que daqui não se leva nada, até a nossa memória por vezes é esquecida, isto quando alguem a lembre por circunstâncias. Não julgo para ser julgado, mas oque é fato é fato, não podemos esconder isto de ninguem. Aqueles… que êle pensou serem, sua guarda valorosa, seus reais amigos fiéis, foram os que o trairam, acovardaram e o abandonaram no momento politico mais difícil de sua vida. Conheci uma pessoa boa e muita trabalhadora, a sua mente fixava apenas valores materiais, não tinha tempo pra “Deus’ porque dizia também uma fatídica e conhecida fraze Tempo é dinheiro! Este homem morreu, mas antes, preocupando com os bens adquiridos, pronúnciou as suas últimas palavras de conservação de tudo de tudo aquilo que conquistou e dedicou, pedindo a família pra não deixar de conservar e manter o legado, é errado isto? Claro que não! Mas… faltou algo mais importante…não se lembrou de agradecer a “Deus” e nem de entregar a sua vida a “Jesus Cristo” não pediu mais nada só isto. Nós sabemos que: quaze tudo é permitido na terra, mas apenas para administrarmos, não passamos de mordomos, tudo é restituição de “Jesus” depois que venceu a morte na cruz e resgatou tudo oque já lhe pertencia, depois devolvemos. Getúlio Vargas viveu uma cadeia de circunstâncias políticas que o levou mais tarde a se suícidar, e muitos nem se lembram da sua frase nos dias de hoje. Se…não tivesse feito isto, quem sabe não teria a oportunidade de conhecer mais netinhos, bisnetos, tataranetos e assim…o fato é que a sua família sofreu muito na época e quantas estão sofrendo hoje por causa desta fraqueza e atitude precipitada. Ainda existe homens que não querem deixar o seu trono, não desce a escada da humildade, gente que quer perpetuar governando, achando que uma comunidade,vila, prefeitura, estado e até mesmo uma nação não vai pra frente, não cresce se não fôr sempre êle mesmo, dirigindo, comandando! Reparem que todos os generais, mesmo ganhando algumas batalhas numa guerra, chega o dia, que não resiste a uma frente mais forte, e todo o seu exército se desmorona, caem do cavalo, a própria história da humanidade nos revela isto, isto prova que a tirania, ostentação, prepotência, auto-suficiência leva qualquer indivíduo a cometer atos loucos e se perderem para semprre! Pensem nisto… e avaliem pela ótica de bom senso e raciocínio humano. Boa tarde…”Paz” pra todos! Gilson…

  18. ÉRICA CUNHA Says:

    Fernanda povo buro também não até parece que nunca errou.

  19. Rangel Says:

    É muito facil achar uma soluçao para o problema depois que o mesmo passou ,estar no meio dele ou ser capaz de estar no meio de um problema deste nao é para qualquer um , julgar ou condenar alguem que foi capaz de tirar a propria vida por vergonha ou incapacidade , temos que ler a historia como ela é sem julgar quem esta certo ou errado , temos sim que fazer com que este país seja algo diferente porque olhamos o passado e nao olhamos o presente porque todos nós somos partes da história

  20. Bruno nascimento Says:

    Meu avô é o acusado de matar o presidente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: